domingo, 24 de outubro de 2010

Incineração: tecnologia de ponta transforma o lixo em energia


POR LUANA CAIRES, EM 21.10.10 do site: http://www.oecocidades.com

Hoje, existem 650 usinas que queimam resíduos para produzir energia no mundo. Só na Europa são quase 400 com a tecnologia Waste-to-energy, (algo como Do Lixo à Energia, veja vídeo explicativo), em expansão em países como Dinamarca, Alemanha e Holanda. Por aqui, algumas cidades pretendem investir nesse setor e em Minas Gerais, no município de Unaí, já haja um projeto em desenvolvimento.

Devido à emissão de poluentes liberados com a combustão, a incineração de resíduos urbanos é bastante polêmica e foi combatida por décadas pelos ambientalistas. Além disso, alguns acreditam que esse tipo de procedimento não seja compatível com a política de desperdício zero e possa desestimular a reciclagem, já que, para transformar lixo em energia, seria preciso que houvesse um excedente desse material para abastecer as usinas.

Mas o desenvolvimento tecnológico favorecido o waste-to-energy. Na Dinamarca, por exemplo, foi adotado um novo tipo de incinerador que, graças a dezenas de filtros e à destilação de gases nocivos, emite menos poluentes do que todas as lareiras e as churrasqueiras da região juntas... Continua AQUI

Fonte: http://www.oecocidades.com Um site sobre: Habitação, mobilidade, poluição, novas tecnologias, energia. Confira!

Nenhum comentário: