sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Dinâmica do Fórum

Baseados no tema central do encontro Educação: Protagonismo na Diversidade e nos seus eixos temáticos :
1) Educar para a sustentabilidade do planeta;
2) Protagonismo: responsabilidade social na educação;
3) Prática em educação: os cenários da diversidade;
4) Políticas públicas na educação: efetivando e concretizando direitos?, muitos educadores já inscreveram seus trabalhos a serem apresentados no Fórum Mundial de Educação Alto Tietê, sabendo eles ser este um momento importante para troca de experiências da área. Veja a programação no site (www.forummundialeducacao.org)

Exibir mapa ampliado .

Protagonismo Infanto-Juvenil
O FMEAT também terá um espaço para dar vez e voz às crianças e aos adolescentes: o Fórum Infanto-Juvenil (FIJ), que por intermédio de conferências lúdicas (espetáculos teatrais e musicais), painéis temáticos, performances e outros, poderão indicar que a Educação pode ser dinâmica, gratificante e divertida. Entidades como as Fundações Casa, Cafu e Gol de Letra fazem parte da programação.

Feira Mundial da Educação
O FME-AT dará a todas/os a oportunidade de visitar a Feira Mundial de Educação, que, além de editoras, livrarias e revistas especializadas, apresentará brinquedos pedagógicos, equipamentos de tecnologia da informação na educação, equipamentos para laboratórios escolares, equipamentos para lazer e entretenimento, empresas especializadas em merenda escolar e alimentação infantil, móveis escolares, confecções de uniformes e outros produtos que possam facilitar a educação de qualidade proposta pelo FME – Fórum Mundial de Educação.

Memória do Educador Paulo Freire
Durante o Fórum, todos os participantes poderão conhecer mais o trabalho do educador Paulo Freire, falecido há dez anos, 1997, e cujo pensamento é base dos princípios do FME que nasceu em 2001, em Porto Alegre. A memória desse educador brasileiro pode ser vista em textos, fotos, áudio, testemunhos orais e outros.

Neutralização

Participe também do projeto de neutralização do gás carbono que será emitido durante o encontro. No último dia do Fórum, você vai poder plantar uma árvore. Aguarde mais informações e participe!

Locais de Realização das Atividades
A cidade de Mogi das Cruzes tem uma boa infra-estrutura pública, com vários equipamentos e prédios escolares que poderão ser utilizados como alojamentos. O Ginásio de Esportes receberá as grandes conferências, contando ainda com a parceria das universidades Braz Cubas (UBC), Mogi das Cruzes (UMC), a Faculdade do Clube Náutico e o Clube Comercial para as demais atividades que antecedem e as que farão parte da programação geral. Outras instituições de ensino, como a Universidade Suzano (UNISUZ), estão contribuindo das mais diferentes formas.
Hospedagem: Veja sugestões no site oficial. Você poderá ainda se hospedar, na capital, São Paulo, e retornar para Mogi das Cruzes de ônibus, trem, carro, etc. A infra-estrutura de transporte também é boa.
Alojamentos: A rede municipal de ensino cederá espaços para alojamentos. Os interessados deverão trazer colchonete e roupas de cama. Reservas com antedecedência.
A região do Alto Tietê possui também inúmeras pousadas que estarão atendendo os participantes do evento. A região da baixada Santista dá fácil acesso à cidade do Fórum.
Organizadores
O Fórum Mundial de Educação é organizado pelo Conselho Internacional, formado por cerca de 28 países, contando com uma Secretaria Internacional para todas as edições do movimento. Em cada uma delas é formada uma Secretaria Executiva e um Comitê Organizador Local. No Alto Tietê, o Comitê Organizador é composto atualmente por cerca de 70 entidades, movimentos e governos e dividido em sete comissões: Comunicação, Cultura, Finanças, Infanto-Juvenil, Infra-Estrutura, Relações Internacionais, Temática e Metodologia. O movimento está aberto a novas adesões.

Inscrições:
www.forummundialeducacao.org

Mais informações e dúvidas:
inscricao@forummundialeducacao.org
Tels. 4791-3452 (Marília e Tatiane), (11) 3021-0670 (Carolina)
Equipe de Assessoria de Imprensa
Kelli Correa Brito, Lina Rosa, Márcia Galdino e Thais Chita
imprensa@forummundialeducacao.org
Secretaria Executiva
fmeat@forummundialeducacao.org
(55-11 ) 4791-3452/3520

Comunidade Virtual do Fórum Mundial de Educação Alto Tietê.
Educação: Protagonismo na Diversidade
de 13 a 16 de setembro, com sede na cidade de Mogi das Cruzes.
acesse: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37370376

Nenhum comentário: