domingo, 30 de setembro de 2007

Alto Tietê ganha agência de desenvolvimento

Após a realização de uma assembléia geral, foi constituída oficialmente nesta quinta-feira (27) a Agência Regional de Desenvolvimento do Alto Tietê (Adrat). O órgão terá sede em Suzano e será gerido em parceria pelo Poder Público e sociedade civil.

Durante a assembléia, foi lido o estatuto que regerá a agência – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – e eleitos a diretoria executiva, composta somente por representantes de segmentos da sociedade civil; conselho superior e conselho fiscal, que já haviam sido definidos por consenso para eleição em chapa única.

A diretoria executiva ficou composta da seguinte maneira: Paulo Cezar de Almeida, pelo segmento universidade, como presidente; João Paulo Cavalieri, pelo turismo, como primeiro vice; Ricardo Sato Tsuhya, pela agricultura, como segundo vice; Mauro de Freitas, pelo terceiro setor, como diretor administrativo; Luis Roberto Nunes, pela universidade, como segundo diretor administrativo; Airton Nogueira, pelo comércio, como diretor financeiro; Josemar Bernardes André, pelo movimento sindical, como segundo diretor financeiro; Luis Carlos Torres, pela universidade, como diretor de relações institucionais; Luis Carlos Teodoro, pela indústria, como segundo diretor de relações institucionais; Ana Maria Magni Coelho, pelo Sebrae, como diretora técnica e Cristiano Marchi Gimenes, pela universidade, também como diretor técnico.

Um dos principais incentivadores da instalação da Adrat, o prefeito de Suzano e presidente da Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), Marcelo Candido, considerou a constituição da agência de desenvolvimento como um momento histórico para a região.

“O dia de hoje será marcado na história do Alto Tietê por ter começado um movimento articulado. A região precisa de organização, precisa atuar de forma conjunta para alcançar seus objetivos”, disse.

Para Candido, a Adrat trará mecanismos para o desenvolvimento das cidades do Alto Tietê “não no âmbito de uma gestão, não num período curto, mas que permaneça. A região do Alto Tietê é uma das mais ricas do país, com muita diversidade. Aqui se encontra a síntese de diversos segmentos – com indústria, agricultura, turismo, meio ambiente – e faltava um ente para fazer com que a força dessa região seja potencializada.”

Estiveram presentes ainda na assembléia o deputado estadual José Cândido, os prefeitos de Mogi das Cruzes, Junji Abe; de Guararema, André Luiz do Prado; de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, e de Santa Isabel, Hélio Buscariolli, além de representantes das demais prefeituras do Alto Tietê.

Independência
O presidente da Adrat, Paulo Cezar de Almeida, falou de suas expectativas para essa agência, que começou a ser articulada há cerca de dois anos e meio. “A formação da agência é motivo de satisfação. Faço destaque aqui para a Prefeitura de Suzano que nos acolheu para esse trabalho. Entendo que a Adrat vai ocupar lugar importante na região”, disse.

Ele falou ainda da autonomia que a agência terá em sua atuação. “A instituição da Adrat é em forma de Oscip, que garante independência nos trabalhos”, disse.

Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=2468
Escreveu: Joselani Soares

Nenhum comentário: