domingo, 18 de julho de 2010

Economia Solidária por: Rede Catalisa

O quadro alarmante de exclusão social que testemunhamos em nosso país requer urgência na obtenção de soluções concretas para desafios antigos como a pobreza, a fome, a baixa escolaridade, a violência, e tantos outros que nem o mercado, nem o Estado conseguiram solucionar. O aumento da concentração de renda nas últimas décadas e conseqüentemente da exclusão social agravou-se com o atual processo de globalização econômica.

Estes intrincados problemas nos estimulam a procurar saber como aliar desenvolvimento econômico, qualidade de vida, democracia participativa e relação sustentável com o ambiente.

Destinados a promover as pessoas e a coletividade, programas de Economia Solidária vêm recebendo crescente apoio de governos municipais e estaduais, sendo reconhecidos como uma poderosa política de reversão do quadro de pobreza, desemprego, exclusão em todos os níveis e precarização do trabalho, sustentada em modos coletivos de geração de trabalho e renda, integrados aos processos de desenvolvimento local participativos e sustentáveis.

A Economia Solidária é representada por um conjunto de iniciativas inspiradas em valores humanos que coloca o ser humano como sujeito no processo da vida e na atividade econômica, em vez da acumulação de capital. Isso pressupõe mudanças importantes no mundo do trabalho, incentivando a eqüidade, a democracia, a cooperação, a solidariedade e a qualidade das relações no trabalho. Compreende uma grande diversidade de práticas econômicas e sociais - de produção, distribuição, finanças, trocas, comércio, consumo, poupança e crédito - organizadas sob a forma de autogestão.

Por autogestão, entendemos... Continua AQUI – site da Rede Catalisa http://www.catalisa.com.br

Veja mais informações da Maior Feira Latino Americana de Economia Solidária: AQUI

Um comentário:

Lucélia Muniz França disse...

Acredito que a Economia Solidária faria uma diferença significa em Regiões como a Nordeste, onde moro, pois o incentivo e apoio aos pequenos produtores os colocariam no mercado, gerando renda para os mesmos e acima de tudo dando um novo ânimo a esses trabalhadores!!!