sexta-feira, 30 de julho de 2010

TV dos Trabalhadores, canal 46 UHF, Mogi das Cruzes vai ao ar em agosto



A concessão da primeira emissora educativa no Brasil outorgada a um sindicato de trabalhadores é resultado da luta de 23 anos. No próximo dia 04, quarta-feira, às 19h00, está prevista uma apresentação coletiva do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e a Prefeitura de Suzano, na ACS - Associação Comercial de Suzano, onde serão informadas a data da estréia, informações técnicas e programação.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, colocam no ar em 13 de agosto, a primeira emissora de televisão do trabalhador, a TVT.
Fruto de 23 anos de luta, a emissora estréia em agosto, no dia 04 às 19 horas, na ACS, Rua Presidente Rodrigues Alves, 157, centro de Suzano, está prevista uma entrevista coletiva dos presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Nobre e do Marcelo Candido, Prefeito de Suzano.


O evento de estréia da emissora será realizado em São Bernardo do Campo, onde ficam os estúdios da TVT. Todos os detalhes sobre o evento, além de informações técnicas e programação serão fornecidas, durante a entrevista no dia 04 de agosto em Suzano.

A TV dos Trabalhadores irá ao ar pelo canal 46 UHF-Mogi das Cruzes, além de canais comunitários em todo o Estado de São Paulo e também pela NGT – a cabo (na coletiva será fornecida a tabela de numeração de todos os canais que vão transmitir a programação). Inicialmente, a TVT terá uma hora e meia diária de produção própria, com um telejornal e dois programas de debates. Para o restante da grade de programação, foram firmadas parcerias com a TV Brasil e as TVs Câmara e Senado para retransmissão de reportagens especiais e documentários.

SINDICATO É MANTENEDOR DE FUNDAÇÃO
A outorga da emissora foi feita em outubro do ano passado, por meio de decreto assinado pelo presidente Lula e pelo então ministro das Comunicações, Hélio Costa passado e publicada no Diário Oficial da União. A concessão é de um canal educativo e foi feita à Fundação Sociedade de Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade que tem como instituidor e mantenedor o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Além do Canal 46 UHF, a Fundação também já teve outorgadas, no ano passado, mais uma emissora UHF e duas emissoras de rádio.

A Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho foi criada em 10 de setembro de 1991, sem fins lucrativos, para produzir e divulgar programas de conteúdos educativo, cultural, informativo e recreativo, em todo o território nacional. A Fundação é dirigida por conselho composto por 40 membros, que representam diversas categorias de sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores), como Metalúrgicos e Químicos do ABC, Bancários de São Paulo e do ABC, Petroleiros, Professores e Jornalistas de São Paulo. Em outubro de 2007, assembléia extraordinária no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovou aporte no valor de R$ 15 milhões à área de comunicação para os próximos anos.

Fonte destas informações:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=22588

Nenhum comentário: