sábado, 29 de julho de 2006

Pra quê e para quem o FCS?

Este FCS - Fundo de Capital Solidário - é uma nova fonte de financiamento que pretende repassar recursos para associações e cooperativas para estimular iniciativas em áreas tão diversas como agronegócio e reciclagem. Segundo grupo de instituições do Fundo, os empreendimentos candidatos do financiamento terão que passar por um processo seletivo, que inclui auditoria local.
Segundo gestores do Fundo, este órgão articula ainda parcerias que estimulam o desenvolvimento comercial, tecnológico e administrativo dos empreendimentos. Quando estas iniciativas de economia solidária conseguirem a sustentabilidade, o FSC inicia a recuperação do capital (saída), podendo dar início a um novo ciclo de investimentos.
As empresas e instituições interessadas em participar do FSC podem atuar de três formas: Investidor Solidário, responsável por direcionar capital para a realização de investimentos nos empreendimentos e cobertura dos custos de administração; Parceiro Solidário de Negócios, voltado para criação de vínculos de negócios com as iniciativas, integrando-os àcadeia de valor como fornecedores, clientes ou outros papéis que catalisem seu desenvolvimento; e Apoiador Solidário, que dará apoio à gestão do FCS e doação de máquinas, equipamentos, softwares e serviços aos empreendimentos.
Gérard Zwetsloot, do ICCO, disse que este grupo pensou em desafios ao desenvolver um Fundo voltado para economia solidária, principalmente quando envolvem projetos na região do sertão do Nordeste. "Queremos organizar os trabalhadores entre todos os problemas transversais e possibilidades da área de economia solidária", enfatiza.
Em relação aos conceitos de sustentabilidade, Neylar Lins, representante Avina Brasil Nordeste, revelou que o grupo de instituições envolvidas no Fundo trabalha de forma conjunta neste processo de construir projetos sustentáveis. "Não serão apenas medidas filantrópicas, mas vamos abordar a importâncias destas cooperativas e associações lutarem por políticas públicas. Por isso, temos a união de várias empresas e instituições para construirmos respostas inteligentes e rápidas", explica.
Teremos ainda a forte participação das universidades". A pontuação de Nazem Nascimento, professor da Unesp e coordenador regional São Paulo da Fundação Unitrabalho, fortalece a importância de especialistas e universitários neste processo de desenvolvimento da economia solidária, já que seriam importantes atores no processo de conscientização da população. "Hoje grandes cooperativas criaram incubadoras em universidades, que apóiam esta alternativa econômica", defende.

ServiçoFundo do Capital Solidário

Rua Caiubi, 583 São Paulo -SP - CEP 05010-000

tel. (11) 3873-6111
fundo@capitalsolidario.org.br

Nenhum comentário: