Vamos começar este blog falando de uma das normas sociais de maior impacto e que hoje muitas empresas e organizações sonham em implantar... A SA8000.
Lançada em 1997 pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI - Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) é a primeira certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global.Com base em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislação local referente, a SA8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.
A norma é composta por nove requisitos:
• Trabalho infantil: não é permitido
• Trabalho forçado: não é permitido
• Saúde e segurança: devem ser asseguradas
• Liberdade de Associação e negociação coletiva: devem ser garantidas
• Discriminação: não é permitida
• Práticas Disciplinares: não são permitidas
• Horário de Trabalho: não deve ultrapassar 48hs/semana, além de 12hs-extra/semana
• Remuneração: deve ser suficiente
• Sistemas de gestão: deve garantir o efetivo cumprimento de todos os requisitos.
Tendo como referência os padrões de gestão da qualidade ISO9000 e de gestão ambiental ISO14000, a SA8000 segue a estrutura que enfatiza a importância de sistemas de gestão para melhoria contínua.
E é nesta prática de ‘melhoria continua’ que o dirigente tem que pensar para a sua organização/empresa. Os trabalhos de consultoria que são solicitados passam por um diagnostico da realidade desta organização e quais os objetivos e visão que se quer alcançar.Para isso conto com uma parceria de uma experiente profissional em Responsabilidade Social... A Eliane M. Mota Fukunaga.
No transcorrer dos conteúdos deste Blog vamos utilizar muita desta experiência que a Eliane construiu em seus trabalhos.
Vou poder dar também a minha contribuição para a construção de um pensamento de gestão compartilhado.
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