sábado, 12 de março de 2011

1ª Feira de Artesanato do Alto Tietê a partir da próxima sexta (18/3)

A Prefeitura de Suzano realiza a partir da próxima sexta-feira (18/3) a 1º Feira de Artesanato do Alto Tietê. Cerca de 60 artesãos de diferentes cidades da região comercializarão seus produtos em barracas montadas na Praça João Pessoa durante todo o próximo final de semana (confira programação abaixo).

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz, além de servir como comemoração ao Dia do Artesão –celebrado anualmente em 19 de março– a feira visa garantir maior visibilidade aos trabalhos manuais comercializados na região e também proporcionar o intercâmbio e a troca de conhecimentos entre os profissionais da área.

“É uma forma que encontramos para fortalecer o artesanato e consolidar essa tradição que vem cada vez mais se fortalecendo em nossa região”, explica Vaz. “Nos últimos dois anos nós já comemoramos o Dia do Artesão com atividades em Suzano, mas agora nossa intenção é fazer algo maior e que possa ter continuidade”, diz o secretário. Segundo ele, o objetivo é de que a cada ano um município diferente da região receba uma edição da feira.

As barracas dos artesãos ocuparão de sexta a domingo da próxima semana toda a extensão da Praça João Pessoa. Elas estarão distribuídas por blocos divididos por município. Além de Suzano, Poá e Itaquaquecetuba já confirmaram presença e ainda há a possibilidade de artesãos de Guararema participarem. No local também haverá barracas de alimentação e apresentações culturais, que serão realizadas no coreto da praça.

Vaz lembra que mensalmente os artesãos de Suzano têm a oportunidade de comercializar seus produtos na Praça dos Expedicionários. “Nossa intenção é de que após a feira os nossos artesãos passem a ocupar a Praça João Pessoa todas as sextas e sábados”, afirma. O secretário explica que essa é uma forma de a administração municipal possibilitar o aumento do número de participantes e ainda garantir um público maior.

O diretor de Turismo de Suzano, Jair Pedrosa, destaca que iniciativa conta com o apoio dos municípios participantes, do Circuito Turístico das Nascentes e da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo (Sutaco), que deverá enviar representante ao evento. “Esse apoio aos artesãos é importante até pelos exemplos que temos de outras cidades que se aproveitaram do artesanato para estimular o turismo, como Embu das Artes”, destaca.

Além de representantes da prefeitura de Poá, o secretário de Cultura e Turismo de Itaquaquecetuba, Jandir Jorge de Souto, esteve em Suzano nesta sexta-feira (11/3) e valorizou a iniciativa. “O apoio do poder público é fundamental para este tipo de atividade e a troca de experiências que será possível com feira tem um valor muito grande para o desenvolvimento dos profissionais”.

Programação
18/3 (sexta-feira) – das 17h às 20h
19/3 (sábado) – das 10h às 19h
20/3 (domingo) – das 11h às 19h

Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=5831
Autor: Thiago Gouveia

Nenhum comentário: