quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Catadores de recicláveis podem entrar no Regime de Previdência Social

Até que enfim! Até que enfim... que está sendo feita justiça para esta importante categoria.

Fico muito feliz também em saber que as Cooperativas Populares serão beneficiadas com o fim dos impostos patronais.

Dias 21, 22 e 23 estarei no ExpoCatadores. ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATADORES. Veja Porque participar? AQUI



Segue a boa notícia que recebi hoje, 08/12/2010:

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realizou ontem audiência pública para debater a minuta de um projeto de lei que propõe a inclusão de catadores de materiais recicláveis no Regime Geral de Previdência Social. Na avaliação do autor do requerimento que propôs a audiência pública, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), o objetivo do debate é ampliar a discussão. “Precisamos ouvir todos os envolvidos e preparar um projeto de lei que inclui os catadores como segurados no Regime Social da Previdência resgatando, com isso, uma dívida social importante que o país tem com essa categoria”, disse.
A minuta foi apresentada à CLP pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania. A proposta prevê uma alíquota de contribuição de 2,3% da renda para o INSS. Além disso, propõe a inclusão do catador como segurando especial e, com isso, ele adere aos demais benefícios da previdência como auxílios saúde, maternidade, e reclusão.
A proposta reivindica também a garantia de seguridade social para cerca de 800 mil trabalhadores e pede o fim dos impostos patronais para as cooperativas populares. Participaram do debate os representantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, do Ministério da Previdência , da Universidade de Brasília (UNB) e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Nenhum comentário: