quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O que é ética hoje? Por Marcia Tiburi

Concordo com a Marcia Tiburi, é preciso fazer e ser ético nas nossas ações cotidianas.
"A Ética permanece, porém, sendo uma palavra vã, que usamos a esmo, sem pensar no conteúdo que ela carrega. Ninguém é ético só porque quer parecer ético. Ninguém é ético porque discorda do que se faz contra a ética. Só é ético aquele que enfrenta o limite da própria ação, da racionalidade que a sustenta e luta pela construção de uma sensibilidade que possa dar sentido à felicidade..."

"...A palavra ética aparece em muitos contextos de nossas vidas. Falamos sobre ética em tom de clamor por salvação. Cheios de esperança, alguns com certa empáfia, exigimos ou reclamamos da falta de ética, mas não sabemos exatamente o que queremos dizer com isso. Há um desejo de ética, mas mesmo em relação a ele não conseguimos avançar com ética. Este é nosso primeiro grande problema.

O que falta na abordagem sobre ética é justamente o que nos levaria a sermos éticos. Falta reflexão, falta pensamento crítico, falta entender “o que é” agir e “como” se deve agir. Com tais perguntas é que a ética inicia...
Continua lendo em http://www.marciatiburi.com.br/artigos.htm

Obrigado Márcia pela rápida resposta de permissão de usar seu artigo no meu Blog Ética-Social Vc. é D+ ! Vou até assistir mais o "Saia Justa" da GNT.

Nenhum comentário: