sábado, 21 de maio de 2011

Alto Tietê na luta pela "Chamada para ação criativa"

Essa é uma chamada internacional para grupos, coletivos, organizações e todos que lutam por uma internet livre. A ideia é agregar atores de diferentes partes do mundo, com diferentes experiências em neutralidade na rede, mecanismos de bloqueio, governança na internet, etc.

Acredito que o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê no próximo de 04/06 em Poá-SP será um excelente fórum local para discutir e reforçar esta luta. Alguma sugestão? Faça a sua inscrição AQUI e aproveite o campo de Sugestões do formulário para dar a sua contribuição.


Segue o texto em português, enviado pela parceira Aline Carvalho
www.tropicaline.wordpress.com, e também está disponível em inglês, francês, espanhol e alemão. Divulguem!

http://g8internet.com/?lang=pt-br

A internet é o lugar onde nos encontramos, conversamos, criamos, nos educamos e nos organizamos. No entanto, como estamos num momento decisivo na ainda recente história da rede, esta pode tornar-se uma ferramenta essencial no desenvolvimento das sociedades, do conhecimento e da cultura, ou uma arma totalitária de vigilância e controle.

Após 15 anos de luta contra o compartilhamento em nome de uma lei de copyright obsoleta, governos de todo o mundo estão juntando forças para controlar e censurar a Internet. O black-out na internet do Egito, a reação do governo norte-americano ao Wikileaks, a adoção de mecanismos de bloqueio de websites na Europa, ou os planos para o “corte relâmpago da Internet”[1]são ameaças significativas a nossa liberdade de expressão e comunicação. Estas ameaças vêm de corporações e políticos, incomodados pelo advento da Internet.

Como país anfitrião do G8, o presidente Nicolas Sarkosy quer dar um passo a mais no controle da Internet. Ele convocou líderes mundiais para uma cúpula em busca de uma “Internet civilizada”, conceito emprestado do governo chinês. Criando temores como “cyber-terrorismo”, o objetivo é generalizar regras de exceção a fim de estabelecer a censura e o controle, em nome da liberdade de expressão e outras liberdades civis.
Esta política vem sob discursos como “democracia” e “responsabilidade”, mas basta olharmos para suas ações. Sarkosy já permitiu o corte na Internet de cidadãos e a censura de conteúdos online na França.

A Internet nos permite expressar nossas opiniões de forma universal. A Internet nos une e nos fortalece. É um espaço onde a diversidade de nosso planeta se encontra em uma civilização comum. Nossa imaginação, em todos os meios que criamos e publicamos, nos ajuda a proteger nossos direitos e manter a Internet livre.

Enquanto os líderes mundiais se reúnem no fim deste mês, precisamos todos usar nossa criatividade para rejeitar toda e qualquer tentativa de transformar a Internet em uma ferramenta de repressão e controle.

Nenhum comentário: