sábado, 13 de dezembro de 2008

AGRICULTURA ORGÂNICA, HIDROPONIA E O MEIO AMBIENTE NO ALTO TIETÊ

Estive neste sábado pela manhã, 13/12/08, na abertura da 1º Semana de Agricultura Orgânica no Sindicato Rural de Suzano.
Sempre fui um apaixonado pela agricultura orgânica. Com meu pai aprendi muito sobre hidroponia e apesar ser um 'bicho urbano' sonho ainda com um quintal igual da minha infância cheio de plantas...
Soube que está sendo articulado por um grupo de produtores de Suzano e região a criação de uma associação: APROATE e fiquei muito honrado pelo convite que me fizeram para colaborar na confecção dos estatutos e outros documentos (esta é a minha praia, hehehe...) desta associação.
O produtor Mendes me disse que o grupo é diversificado e tem a participação de produtores iniciantes e veteranos de hortaliças, grãos, mel, leite e cogumelos. Tomara que a APROATE promova no Alto Tietê o “Café da manhã orgânico” como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) faz todo Domingo, terça e sábado dentro do Parque da Água Branca, SP.
Segundo um artigo do Jornalista Joelmir Betting … “Os orgânicos avançam em todo o mundo, Brasil incluído. Dados da FAO, órgão das Nações Unidas para a agricultura, e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que esses alimentos movimentam US$ 21,5 bilhões ao ano. Estudos da International Trade Center (ITC) indicam que os maiores produtores são os EUA, Europa e Japão, que comercializavam US$ 17 bilhões em 1997 e devem pular, neste ano, para US$ 20 bilhões. A medalha de ouro ficou com o Japão: cresceu de US$ 1 bilhão em 97 para US$ 3 bilhões em 99.
O Brasil pegou carona nessa onda. O setor faturou US$ 150 milhões em 1999 e estimativas da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) apontam para a cifra de US$ 200 milhões agora em 2000. "O valor produzido ainda não representa nem um por cento do PIB agrícola", explica o agrônomo Ricardo Ceveira, diretor da AAO. "É pouco diante do promissor potencial do mercado". Pesquisa realizada pela FGV em 1996 constatou que o consumo crescia 10% ao ano. Índice que pulou para 24% em 1999, com estimativa de novo salto, de 30%, para 2000.” Leia mais aqui.

Como outra paixão minha são tirar fotos, fiz algumas deste evento.

Nenhum comentário: