domingo, 19 de outubro de 2008

ÉTICA NA DEMOCRACIA

Recebi este email do colega de Rede da REBAL. Concordo contigo Hélio: Nossas ações éticas se materializam nos fóruns que participamos...

"A ética na democracia se materializa com atitude coerente no processo participativo, baseados em princípios e valores, com conceitos e diretrizes contidos na Agenda 21 e procurando atingir Metas do Milênio indicadas na Carta da Terra.

O capitalismo e o consumismo de bens supérfluos constituem sistema em crise permanente, que os governos insistem em administrar precariamente, mesmo com partidos políticos que emergem dos segmentos populares. Um processo de construção das sociedades sustentáveis parte do modelo de desenvolvimento econômico vigente e qualquer intelectual honesto se coloca em oposição à situação que se apresenta atualmente.

A democracia brasileira exterioriza contradições do movimento social e desafia cidadania para realidade complexa, na qual estamos inseridos. Mesmo considerando as limitações institucionais das Conferências e Conselhos, espaços que a cidadania conquistou devem ser ocupados pela sociedade e organizações que obedecem à lógica do Estado de Direito.

Os Fóruns e Redes se legitimam pela participação dos cidadãos, com os métodos diplomáticos e a maior convergência de opiniões. A ponte entre processos participativos e representativos exige equilíbrio, com a capacidade para encontrar composições, sem hegemonias ou imposições e negociando com ética na democracia."

Saudações sustentáveis,

Hélio Shimizu
Componente do Colegiado Paulista da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (Rebal)

Nenhum comentário: