quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Conheça o Fórum Amazônia Sustentável

A Amazônia representa uma oportunidade única para que se alcance um modelo de desenvolvimento inovador e sustentável, com os devidos cuidados no uso dos recursos naturais, sem desperdícios e em benefício de todos, garantindo condições dignas de vida para suas populações, a valorização do seu patrimônio cultural e a conservação do patrimônio biológico.

Em face da relevância da região e da necessidade de um esforço intersetorial e suprapartidário baseado nas melhores premissas da responsabilidade socioambiental, foi criado o FÓRUM AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL, com a missão de mobilizar lideranças dos diversos segmentos da sociedade, promovendo o diálogo e a cooperação para construir e articular ações, visando a uma Amazônia justa e sustentável.
Este Fórum baseia-se no diálogo entre diferentes, com a perspectiva de que a construção da sustentabilidade requer a cooperação e o equacionamento dos conflitos, no âmbito de uma agenda propositiva. Um pressuposto deste Fórum é que o desenvolvimento da Amazônia depende do ordenamento territorial que garanta os direitos coletivos de seus povos indígenas, comunidades quilombolas, populações tradicionais e ribeirinhas; e que cada grupo social nele se reconheça.
Para cumprir sua missão, o Fórum deverá desenvolver prioritariamente as linhas de ação descritas a seguir, as quais organizam e orientam a proposta inicial de agenda de trabalho disponível para consulta junto às organizações signatárias:
1.Mobilização da sociedade para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e o controle social do mercado e das políticas públicas;
2.Fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis;
3.Construção de compromissos de boas práticas produtivas;
4.Valorização do conhecimento tradicional e reconhecimento e garantia dos direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas e populações tradicionais;
5.Estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade;
6.Demanda de ações do Estado para ordenamento, regulação, fiscalização, monitoramento e proteção de direitos;
7.Proposição e demanda de Políticas Públicas de fomento e apoio ao desenvolvimento sustentável; e
8.Fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.
É hora de todos nós assumirmos a responsabilidade de juntar forças em um acordo urgente que envolva a coletividade para mudar a história recente da Amazônia em integração harmônica com outras regiões.

Eu já sou um signatário! A Revista Ética Social e este site estará replicando e divulgando em alto e bom som a defesa de uma Amazônia Sustentável.
Veja mais em: http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/

Nenhum comentário: