quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CONSTRUÍNDO A NORMA ISO/CD 26000 DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Desde 2005 está em curso um amplo processo de negociação internacional de construção da Norma internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000), que está sendo construída pela ISO (International Organization for Standardization), envolvendo representantes dos mais variados países, organizações da sociedade civil e grupos sociais, os chamados stakeholders: empresas, governos, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais, universidades, etc. O lançamento da ISO 26000 está previsto para 2010.

Além de prescrever princípios e práticas necessários à adoção da Responsabilidade Social, essa norma estabelece claramente uma agenda socioambiental. Isto fica muito claro no capítulo 6, onde são listados os “Temas Centrais da Responsabilidade Social”. São eles: Meio Ambiente, Direitos Humanos, Práticas de Trabalho, Governança Organizacional, Práticas Operacionais Justas, Desenvolvimento da Comunidade e Questões dos Consumidores.

As ONGs brasileiras que participam do processo de construção da ISO 26000 por meio do GAO (www.gao.org.br) definiram sete pontos essenciais, que pautam suas propostas e ações em todos os momentos do processo: Compromisso Ético com o Meio Ambiente e a Sociedade; Promoção da Cidadania Global e da Democracia; Valorização da Cooperação Social e da Solidariedade; Valorização da Autonomia da Sociedade Civil; Participação Efetiva das “Partes Interessadas” (Stakeholders); Consideração da Esfera de Influência e da Cadeia de Valor; Valorização da Transparência.

Dias 02 e 03 de março, em São Paulo teremos mais um encontro aberto as ONGs para aprofundar esta discussão. Neste dois dias tem como objetivo discutir o ISO/CD 26000 e construir uma posição consensual diante do seu conteúdo. Entre no site do GAO - Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na construção da ISO 26000 e veja como a sua organização pode participar deste importante processo. Mais corra as vagas são limitadas.

ESTAREI LÁ!!! Se você for de Mogi das Cruzes, Suzano e região entre contato comigo para combinar uma carona solidária.
EMAIL: jairpedrosa@gmail.com ou pelo Skype: info-ong

Nenhum comentário: