quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Canal Ética Social e a Eleição da AMAT



Assista os principais discursos da reunião que definiu a nova diretoria da AMAT Associação dos Municípios do Alto Tietê:

Veja os outros vídeos aqui: http://www.youtube.com/user/eticasocial

"... O conhecimento não é propriedade de ninguém, é a única divisão que você não perde... Só ganha..." Declaração de um Prefeito no Programa Cidades & Soluções exibido em 18 de março de 2007.

Consórcios Intermunicipais no Cidades e Soluções

Estima-se que 37% dos municípios brasileiros estão reunidos em consórcios. São 2.500 cidades que realizam a gestão compartilhada dos recursos, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM653561-7823-CONSORCIOS+INTERMUNICIPAIS,00.html

Na busca por soluções para um mundo sustentável. O programa destaca iniciativas que já dão resultado e podem ser aplicadas no Brasil. Com André Trigueiro, todo domingo, às 21h30 no Globo News.
Já que no Alto Tietê a discussão pela criação do Consórcio Intermunicipal esta na ordem do dia, reproduzo o programa que tratou este assunto.
Em destaque neste vídeo a breve aparição do atual Secretário da AMAT, Ramon Velazques que na época deste vídeo era Prefeito de Rio Grande da Serra e tinha forte atuação no Consórcio do Grande ABC.

Não deixe de ver uma apresentação em PPT do especialista e advogado Dr. Wladmir António Ribeiro que também é entrevistado neste programa:

Apresentação em PPT sobre Consórcios Públicos:
http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/Consorcios%20publicos%20121107.ppt

Alto Tietê vai ganhar com Consórcio Intermunicipal

Ter uma sede fixa na cidade de Suzano e transformar a AMAT em consórcio serão as prioridades do novo presidente da AMAT - Associação dos Municípios do Alto Tietê. O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Dr. Jorge Abissamra, foi eleito por consenso entre os chefes dos Executivos que integram a entidade.
A escolha da nova diretoria executiva da Amat foi realizada nesta segunda-feira (16/2/2009), em Suzano.

O prefeito de Guarulhos e vice-presidente eleito da Amat, Sebastião Almeida, elogiou a atuação de Marcelo Candido à frente da associação e assumiu o compromisso de contribuir na discussão sobre a cobrança do uso da água. “O prefeito Marcelo Candido conduziu muito bem a Amat. Vamos lutar muito para dar continuidade ao trabalho para que as cidades do Alto Tietê, que são grandes produtoras de água, recebam a contrapartida das outras cidades da Grande São Paulo”.

Abissamra também comentou sobre a gestão do prefeito de Suzano à frente da Amat e disse que o grande desafio será transformar a associação num consórcio intermunicipal. “O prefeito Marcelo Candido trouxe respeito, reconhecimento e peso político para a Amat. Temos agora, como prioridade, trabalhar para transformar a Amat num consórcio, à exemplo do que já acontece na região do ABC e na Baixada Santista”

Veja a composição da nova diretoria da AMAT: http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=3785

Nos próximos Post veja os vídeos feitos durante a parte aberta da reunião.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CONSTRUÍNDO A NORMA ISO/CD 26000 DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Desde 2005 está em curso um amplo processo de negociação internacional de construção da Norma internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000), que está sendo construída pela ISO (International Organization for Standardization), envolvendo representantes dos mais variados países, organizações da sociedade civil e grupos sociais, os chamados stakeholders: empresas, governos, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais, universidades, etc. O lançamento da ISO 26000 está previsto para 2010.

Além de prescrever princípios e práticas necessários à adoção da Responsabilidade Social, essa norma estabelece claramente uma agenda socioambiental. Isto fica muito claro no capítulo 6, onde são listados os “Temas Centrais da Responsabilidade Social”. São eles: Meio Ambiente, Direitos Humanos, Práticas de Trabalho, Governança Organizacional, Práticas Operacionais Justas, Desenvolvimento da Comunidade e Questões dos Consumidores.

As ONGs brasileiras que participam do processo de construção da ISO 26000 por meio do GAO (www.gao.org.br) definiram sete pontos essenciais, que pautam suas propostas e ações em todos os momentos do processo: Compromisso Ético com o Meio Ambiente e a Sociedade; Promoção da Cidadania Global e da Democracia; Valorização da Cooperação Social e da Solidariedade; Valorização da Autonomia da Sociedade Civil; Participação Efetiva das “Partes Interessadas” (Stakeholders); Consideração da Esfera de Influência e da Cadeia de Valor; Valorização da Transparência.

Dias 02 e 03 de março, em São Paulo teremos mais um encontro aberto as ONGs para aprofundar esta discussão. Neste dois dias tem como objetivo discutir o ISO/CD 26000 e construir uma posição consensual diante do seu conteúdo. Entre no site do GAO - Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na construção da ISO 26000 e veja como a sua organização pode participar deste importante processo. Mais corra as vagas são limitadas.

ESTAREI LÁ!!! Se você for de Mogi das Cruzes, Suzano e região entre contato comigo para combinar uma carona solidária.
EMAIL: jairpedrosa@gmail.com ou pelo Skype: info-ong