Turismo Sustentável, Responsabilidade social empresarial, ética nos negócios, Economia Solidária, Resíduos Sólidos/Reciclagem, Crowdsourcing... Vamos contextualizar alguns conceitos de boas práticas que venho adotando neste Blog.
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Energia Solar, Participação e Cidadania
Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza
(Mas que beleza!)
A música todo mundo conhece... Ainda bem que a solução para diminuição do consumo de energia socialmente responsável está cada vez mais disponível.
Na foto ao lado é de um movimento mundial pelo uso das energias renováveis. Veja o site http://solar-aid.org/video/
Recebi um email de um participante de uma lista de discussão (Giuseppe do Voz das Gerais em 29/07/2008) que diz tudo: "A conjunção de esforços de popularização de energias renováveis com modelos de gestão pública participativa podem ajudar a varrer duas pragas de nossa era: a exclusão tecnológica e a corrupção. Na esteira dessa mudança logo desaparecem vários problemas decorrentes, tais como: degradação ambiental (inclusive aquecimento global), fome, doenças ligadas à falta de energia e saneamento, guerras, analfabetismo, clientelismo político, dominação econômica, entre outros... Façamos nossa parte... que começa conhecendo ambos: problema e solução!"
Conheça também o ASBC: Sigla de Aquecedor Solar de Baixo Custo.
Um projeto gratuito de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36.000.000 de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos.
Este projeto está sendo desenvolvido, desde janeiro de 1999, pela ONG Sociedade do Sol, sigla SoSol, sediada no CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, no Campus da USP/IPEN. Veja mais em: http://www.sociedadedosol.org.br/home.htm
segunda-feira, 7 de julho de 2008
EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA
A Internet ampliou de forma inédita a comunicação humana, permitindo um avanço planetário na maneira de produzir, distribuir e consumir conhecimento, seja ele escrito, imagético ou sonoro. Construída colaborativamente, a rede é uma das maiores expressões da diversidade cultural e da criatividade social do século XX. Descentralizada, a Internet baseia-se na interatividade e na possibilidade de todos tornarem-se produtores e não apenas consumidores de informação, como impera ainda na era das mídias de massa. Na Internet, a liberdade de criação de conteúdos alimenta, e é alimentada, pela liberdade de criação de novos formatos midiáticos, de novos programas, de novas tecnologias, de novas redes sociais. A liberdade é a base da criação do conhecimento. E ela está na base do desenvolvimento e da sobrevivência da Internet.
Leia mais o manifesto do site do Sergio Amadeu.
Vamos assinar a divulgar PETITIONONLINE/VETO2008
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html
Leia mais o manifesto do site do Sergio Amadeu.
Vamos assinar a divulgar PETITIONONLINE/VETO2008
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html
Assinar:
Postagens (Atom)