quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Como formar um Clube de Trocas?

Este texto foi elaborado a partir das anotações de Carlos Henrique de Castro ("clubedetrocas" clubedetrocas@ig.com.br), animador do Clube de Trocas de Pedreira, São Paulo, e publicado numa Cartilha pela Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação, A.D.I de São Paulo, com a ajuda da Fondation France-Libertés, que anima e participa de clubes de trocas em Paris, França.
Veja o caminho para organizar um Clube de Trocas:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/EconomiaSolidaria/ComoMontarClubesDeTrocas#16_As_feiras_acontecendo_regular
Acesse também esta cartilha "Como organizar uma rede de trocas solidárias" em PDF:
http://twiki.softwarelivre.org/pub/EconomiaSolidaria/ComoMontarClubesDeTrocas/Cartilha_como_montar_clube_de_trocas.pdf

"Clubes de Troca são espaços onde a gente leva coisas para trocar e não precisa levar nenhum real, só o dinheiro do clube. É uma pequena feira, um mercado de tipo diferente. As pessoas levam para essa feira o que produzem e que poderiam vender e também anunciam em cartazes o que sabem fazer.

O princípio do clube de trocas é o seguinte: todos nós sabemos fazer alguma coisa: cortar cabelo, consertar um carro, pintar uma parede, tomar conta de crianças, dar aula de reforço escolar etc. E muitas vezes no terreno da casa da gente dá para plantar algum tomate, ou alface, ou até para ter umas galinhas botando ovos. A gente também tem muitas vezes em casa coisas que não usa mais, mas que ainda estão em um muito bom estado. Mas não temos como vender essas coisas. Não temos licença para vender na feira, ou no mercado, não temos escritório nem oficina montada, nem salão de cabeleireiro e nem temos onde dizer que sabemos ou que fazemos isto ou aquilo. O clube de trocas cria essa possibilidade usando uma moeda social em vez de dinheiro.

A grande descoberta desse sistema é que a gente pode trocar as coisas que leva para a feira por outras coisas que a gente precisa, sem usar nenhum real. Cada clube de trocas cria sua própria moeda. Ela pode ter qualquer nome que os participantes do clube escolham. No Rio de Janeiro chama "Tupi", no Ceará chama "Palmas", no Rio Grande do Sul tem o "Pampa Vivo", num bairro de São Paulo chama "Lua", em outro chama simplesmente "Bônus".
Em Mogi das Cruzes tivemos uma experiência de Trocas Solidárias em 2003 'tocada' pelo André Miami . Não deixe de dar uma visitada no site dele: http://miani.codigolibre.net/

Nenhum comentário: