domingo, 24 de junho de 2007

VEM AÍ... Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades.

Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21

Porto Alegre, 13 a 16 de fevereiro de 2008

O IDEHAT.org APOIA ESTES DEBATES:

Teremos nos próximos meses uma oportunidade ímpar de debater as relações entre democracia e desenvolvimento, sobretudo as relações entre a democracia na base da sociedade e no dia-a-dia dos cidadãos e o desenvolvimento local.

• A preparação desta conferência e a criação da ADRAT - Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê, são importantes para iniciar e aprofundar as discussões sobre desenvolvimento sustentável da região do Alto Tietê.

A Prefeitura de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil), a Prefeitura de Montreal (Quebec, Canadá), O Ministério das Cidades (Brasil), sob os auspícios da UNESCO e da UN-HABITAT, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD), Cities Alliance, OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa, CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos e CISDP – Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa, AIMF - Associação Internacional dos Prefeitos Francófonos, CEMR – Conselho Europeu de Municipalidades e Regiões e com o apoio de instituições nacionais, internacionais e agências multilaterais, convocam para a "Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21", a realizar-se em Porto Alegre de 13 a 16 de fevereiro de 2008.

A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades tem como objetivo principal captar a diversidade de iniciativas de inovação democrática e transformação social que vêm surgindo nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades de modo mais orgânico ou sistêmico, focalizando, para tanto, quatro grandes temas centrais:

1) Direito à Cidade (Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos);
2) Governança e Democracia em Cidades (Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática);
3) Desenvolvimento Local em Cidades; e
4) Sustentabilidade e Cidade-Rede.

Estes grandes temas se desdobrarão em assuntos correlatos, envolvendo, entre outras, as questões de gênero, da pobreza, da juventude, dos imigrantes, dos trabalhadores informais, do meio ambiente e da violência.

O evento é dirigido a gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias, Agencias de Desenvolvimento local e, enfim, a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento local em cidades.
_______________________________________

Promoção: Prefeitura de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil), Prefeitura de Montreal (Quebec, Canadá), Ministério das Cidades (Brasil), sob os auspícios da UNESCO e da UN-HABITAT.
.
Parceria: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD), Cities Alliance, Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa (CISDP), Associação Internacional dos Prefeitos Francófonos (AIMF), Conselho Europeu de Municipalidades e Regiões (CEMR).
.
Apoio: Dezenas de instituições nacionais e internacionais
___________________________________
EM BREVE: no site www.idehat.org
e neste Blog, Você irá saber como fazer a sua inscrição
___________________________


sexta-feira, 22 de junho de 2007

Deu no Rits: Rede: uma abordagem operativa

Neste importante momento que vive a região do Alto Tietê com a discussão da criação da ADRAT, um Fórum de Desenvolvimento Regional ou Consórcio dos Municípios do Alto Tietê devemos nós munir de conhecimentos e experiências que deram certo.

A jornalista Vivianne Amaral esboça uma metodologia para a compreensão de como funcionam as redes e identifica os elementos essenciais para a sua produtividade.
Leia o texto na integra no site do RITS: http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_tmes_mar2007.cfm

Tornar a rede operativa, ou seja, facilitar a produção conjunta, implica investimento de tempo, pois as pessoas precisam conviver, conversar, integrar-se, desenvolver confiança umas nas outras, concordar em relação aos objetivos e às ações, desenvolver sentimento de pertencimento à rede, criar um imaginário comum, criar um referencial coletivo, enfim, tornar-se um grupo. Ou, como se diz hoje, uma comunidade.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

FAZER A DIFERENÇA EM RSE

Este foi um dos primeiros post neste Blog sobre RSE. Nele explico como é um trabalho de consultoria em empresas que queiram fazer a diferença na área social.

O serviço de consultoria em projetos e programas de Responsabilidade Social corporativa é destinado a empresas de pequeno, médio e grande porte que buscam melhores resultados com um investimento assertivo.

O trabalho de consultoria social significa estabelecer um contrato bem definido para atuar nos vários processos, levantar diagnóstico, verificar quais são as causas e discutir quais são os melhores caminhos e isso exige uma visão empresarial abrangente de gestão, de mercado e de pessoas.

Para o êxito deste trabalho de Responsabilidade Social eu fiz parceria com outros profissionais experientes em processos, sistema de qualidade e certificações sociais.
A empresa via de regra, busca três soluções: imparcialidade, expertise e tendências. O consultor traz um julgamento imparcial porque não está envolvido com os problemas internos da empresa e pode, com uma visão externa, dar soluções mais eficientes. A expertise é contratada porque ou a empresa não está sabendo lidar com uma determinada situação ou não tem tempo para isso. E o último motivo é a busca pelo o que há de novo no mercado, se alinhando ao que está sendo praticado por outras empresas.
Ser específico nestas situações comuns nas empresas, permite apresentar soluções objetivas e orientadas a resultados através de uma metodologia eficiente de diagnóstico e planejamento.

Quer saber mais como é o nosso trabalho?
Pergunte, questione...Entre em contato!!!
Otimize seu investimento em ações sociais.
Estamos abertos para fazer valer o seu compromisso por um mundo melhor.
Marque uma reunião. No Alto Tietê, em São Paulo ou em Manaus, seja lá onde deseja fazer a diferença estamos pronto para trabalhar em prol do Social.

terça-feira, 12 de junho de 2007

ETHOS: Confira a cobertura on-line da Conferência Internacional 2007


O hot site da Conferência Internacional do Instituto Ethos 2007 traz a cobertura completa dos eventos que acontecem ente os dias 12 e 15 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Noticias, fotografias, entrevistas e vídeos das principais plenárias, mesas-redondas e painéis de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade estarão disponíveis em português, inglês e espanhol diariamente neste espaço, a partir do dia 12 de junho. Para acessar, clique aqui

domingo, 10 de junho de 2007

Tecnologia social a serviço das Cooperativas populares

Gostou do Globo Repórter sobre Cooperativas populares? Então você tem que conhecer o trabalho sério do ITCP/COPPE da Universidade Federal do RJ, que criou e mantem o Portal do Cooperativismo Popular - Neste Portal você conhece tudo sobre o processo de formação e manutenção de Cooperativas Populares.
Veja Também: A COOPERATV e a FALA COOPERADO são ferramentas de comunicação que exploram a produção de rádio e TV para o trabalho com Cooperativas Populares.

ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA EM DESTAQUE NO GLOBO REPÓRTER

A edição do Globo Repórter apresentou no dia 08 de junho a
Experiência da Economia Popular Solidária na região de Santa Maria/RS,juntamente com outras experiências de demais regiões do Brasil.

Essas experiências de produção e comercialização focadas no programa estão voltadas à área da agroecologia, geração trabalho e renda, catadores e comercialização direta.

Este processo teve início na década de 80 e é um dos eixos do trabalho de Cáritas, através do Projeto Esperança Cooesperança e entidades parceiras. A perspectiva é contribuir para a construção de um modelo alternativo, solidário e sustentável.
Veja aqui o programa.

ILHA DAS FLORES, um vídeo documentário classico

Um tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças. São 12 minutos apresentando uma experiência de mecanismos econômicos com muito bom humor. Imperdível.
Pela dica do Professor Ladislau Dowdor este filme pode ser baixado gratuitamente no link:
target="_blank">http://www.4shared.com/file/17568056/d6daa1e9/Ilha_das_Flores.html

Ou veja aqui: Ilha das Flores

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Conferência Internacional do Instituto Ethos discute mundo sustentável


Estão em fase de encerramento as inscrições para a 9ª Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social, promovida pelo Instituto Ethos. Nesta edição, que ocorrerá entre 12 e 15 de junho, no Hotel Transamérica, na cidade de São Paulo, os participantes serão convidados a analisar qual o papel das empresas como agentes de transformação social para um mundo sustentável e justo. Com tema central O Compromisso das empresas para uma sociedade sustentável e justa, a reunião discutirá os dilemas e avanços do desenvolvimento sustentável em quatro plenárias, três mesas-redondas, oito painéis temáticos, cinco oficinas de gestão, inúmeras atividades culturais e um debate sobre mídia, organizado pela Rede Ethos de Jornalistas. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.ethos.org.br até o dia do evento.

VEM AÍ A MAIOR FESTA DA DIVERSIDADE DE SÃO PAULO

APOGLBT vai oferecer gratuitamente a principal atração da festa para todos os participantes da Parada, no dia 10 de junho

A Festa Oficial da 11ª. Parada do Orgulho GLBT de São Paulo não vai mais acontecer em local fechado e pago. A Associação da Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) de São Paulo (APOGLBT), e a Fun Prime, organizadora da festa, decidiram oferecer gratuitamente sua principal atração, o Fischerspooner Dj Set (featuring Warren Fischer and Jon Kane), durante a Parada, no dia 10 de junho, para os participantes da manifestação.

O Dj Set da “banda mais glam do mundo” irá se apresentar sobre um trio da Parada a partir das 19h. Warren Fischer e Jon Kane virão de Nova York para apresentar seu inovador electro-rock para todos que quiserem conhecê-lo.

O que motivou a mudança foi a decisão dos organizadores das apresentações que ocorreriam em outras cidades do Brasil, em transferir a apresentação dos belgas do Vive La Fête para o segundo semestre, tornando inviável sua vinda apenas para a Festa da Parada.

Desta forma, confirmando a apresentação do Fischerspooner, os organizadores da Festa e Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo decidiram transferir local e formato da Festa Oficial. Ao invés do recinto fechado (Espaço das Américas), a apresentação ocorrerá durante a realização da Parada. Ao invés de ingresso cobrado, as pessoas assistirão gratuitamente à inédita apresentação no Brasil do DJ set do Fischerspooner.

sábado, 2 de junho de 2007

II Diálogos Sustentáveis, 14/06/07 no Centro Brasileiro Britânico










O II DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS, um programa de debates criado pelo Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - para promover a sinergia entre o setor privado atuante no país e a biodiversidade.
Confira a programação deste segundo encontro que discutirá como ações de sustentabilidade colaboram para o processo de engajamento com stakeholders.
O Coordenador do GVces, Mario Monzoni, participará deste encontro como debatedor convidado.
Programa
9h30 a 10h
Credenciamento e Café da manhã

10h a 10h20
Painel Inaugural
Pedro Leitão - Secretário Geral do Funbio

10h20 a 11h20
Painel II - A biodiversidade no engajamento de stakeholdersJohn Elkington - CEO SustainAbility Ricardo Guimarães - Sócio-diretor da Thymus Branding

11h20 a 12h
Perguntas realizadas pelos debatedores convidados

Mário Monzoni - Coordenador do Centro de Estudos da Sustentabilidade da FGVRicardo Arnt - Jornalista, Assessor de Comunicação da Presidência da NaturaLiana John - Editora da revista Terra da Gente

12h a 12h50
Plenária de debate com a participação da platéia
12h50 a 13h
Considerações finais e encerramento do evento

Data: Quinta-feira, 14 de junho de 2007
Local: Centro Brasileiro Britânico R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros - São Paulo

O evento disponibilizará estacionamento no local.
Para realizar sua inscrição, envie e-mail para camila@funbio.org.br
É necessário confirmar seus dados de contato (nome completo, instituição, telefone e email).
A realização do evento é do Funbio com patrocínio da Alcoa.

Maiores informações: www.funbio.org.br/dialogos