sábado, 7 de março de 2009

Desenvolvimento Regional e a Economia Solidária


Faz tempo que não abordo este assunto neste Blog, a realidade é que a Economia Solidária no Brasil vai muito bem, obrigado, muito obrigado!
Veja o Post de 16/08/2007 Como formar um Clube de Trocas?

Quem tem o hábito de acompanhar as notícias do Fórum Brasileiro de Economia Solidária -FBES percebe o quanto cresce este movimento social e econômico.
Um outro aspecto que devemos estar atento é a boa prática dos Clubes de Trocas. Na Argentina teve a 'sua bolha dos Clubes ' nos anos de maior crise econômica daquele país.
Heloisa Primavera, socióloga argentina e doutoranda em Economia, ressalta que existem cerca de 100 mil clubes de trocas ainda na Argentina e o decréscimo da atividade se deve à fragilidade que foi não associar os Clubes de Trocas ao Desenvolvimento Local. "Já existe uma percepção que os clubes de troca não devem permanecer isolados. Eles são parte da Economia Solidária como parte também da estratégia de Desenvolvimento local e política de estado" , disse.
No clube de trocas, além das pessoas se conhecerem, trocar produtos, criarem sua própria moeda, planejam estratégias para o desenvolvimento local e regional.
Taí uma boa proposta para quem quer fazer um desenvolvimento regional do Alto Tietê: Pensar e agir na facilitação de criação de Fóruns de Economia Solidária e dos Clubes de Troca.
Nós próximos Posts irei informar sobre uma caravana que a ASESP – Associação Solidária do Estado de São Paulo de Itaquaquecetuba e o IDEHAT estarão organizando para conhecer os Clubes de Troca de São Paulo e São Bernardo do Campo.

Conheça mais sobre ES:
Uma boa fonte de informações sobre Economia Solidária é a página internet do FBES (www.fbes.org.br), tanto para notícias e informações sobre o movimento de Economia Solidária no país quanto para acesso a artigos:
● A Carta de Princípios e a Plataforma da Economia Solidária estão em “sobre o fórum”;
● Contatos de todos os 27 fóruns estaduais existentes estão em “Fóruns estaduais”;
● Há mais de 400 documentos, artigos, vídeos e outros materiais à disposição
para leitura em “biblioteca” . Dentro da biblioteca, sugiro as seções: “artigos e reflexões”; “campanha 'ES – outra economia acontece'” (que possui mini-vídeos sobre a ES no país); “Conferência Nacional de Economia Solidária”

Assista também Video da Campanha Nacional de Divulgação da Economia Solidária! http://www.youtube.com/watch?v=H6hBs0yjeUE