sábado, 10 de maio de 2008

Cidades latino-americanas trocam experiências sustentáveis durante o 1º Fórum Nossa São Paulo

De 15 a 18 de maio de 2008 - Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141)
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização parceira do Movimento Nossa São Paulo, é uma das organizadoras do I Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável. O Fórum é uma iniciativa do Movimento Nossa São Paulo e tem o propósito de estimular a formulação de propostas para os principais desafios sociais, econômicos, políticos, ambientais e urbanos de São Paulo.

O dia 16, sexta-feira, será especialmente dedicado à troca de experiências entre nossas cidades, no âmbito do "Encontro de organizações sociais latinoamericanas por cidades justas e sustentáveis". No mesmo dia, será proposto a formação de uma rede de organizações sociais brasileiras por cidades justas e sustentáveis.

Programação do dia 16 de maio - Credenciamento das 8h às 18h
Manhã - Hora: 9:00 Encontro de organizações sociais latino-americanas por cidades justas e sustentáveis (enfoque América Latina)
Expositores: Carlos Córdoba, Bogotá (Colômbia), do Movimento Bogotá Como Vamos
Pedro Zapata, Cidade do México (México), do Concejo Nacional Del Água en México
Lake Sagaris, Santiago (Chile), de Mapas Verdes

Tarde - Hora 14:30 - Encontro de organizações sociais latino-americanas por cidades justas e sustentáveis (enfoque Brasil) com Representantes da sociedade civil de cidades brasileiras.
Veja a programação aqui.

Ethos: Construindo Negócios Sustentáveis, Cenários, Modelos e Estratégias


De 04, 05 e 06 de junho de 2008.
O curso oferece aos participantes:

* Uma visão ampla e abrangente do contexto social e ambiental do mundo e do Brasil, referenciado à atividade econômica e à configuração das cadeias produtivas globais;
* O conhecimento dos fundamentos da responsabilidade social empresarial, do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade nos negócios, como novos modelos de organização da atividade produtiva;
* A identificação dos riscos e oportunidades que os cenários sócio-ambientais e essas novas realidades representam para as empresas e;
* A compreensão das mudanças necessárias nas estratégias e processos organizacionais e no comportamento da sociedade, para incorporar uma nova cultura alinhada aos princípios da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável.
Para se inscrever ou obter maiores informações sobre o curso acesse www.uniethos.org.br/cursos

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Termelétricas movidas a lixo - Cidades e Soluções

35 países do mundo produzem energia a partir da queima do lixo. São mais de 650 usinas de incineração construídas para esse fim. Conheça a experiência da Alemanha, onde existem 70 termelétricas movidas a lixo.
E a Usina Verde, unidade experimental com tecnologia 100% brasileira no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão.

TV Globo News - Cidades e Soluções
Domingo, 4/5/08 às 21:30h
Horários alternativos:
Seg 03:05, 08:30, 15:30 -- Qua 05:05, 17:30 -- Sab 05:30

No Canal Futura, veja a mobilização de um número cada vez maior de cidades para reciclar o lixo. Conheça as experiências bem sucedidas dos funcionários públicos de Brasília, e do Consórcio Intermunicipal de Lixo, criado no Rio Grande do Sul.
Canal Futura
Sexta, 2/5 às 21:00h

Horário alternativo: Dom 15:00


A luz que vem do lixo
Termelétrica movida com queima de resíduos urbanos vai abastecer campus UFRJ
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_273355.shtml#mmateria

É como proibir o raiar do SOL

Assisti o programa da TV Cultura-SP "Opinião Nacional" do dia 17/04/2208, os entrevistados estiveram brilhantes, em especial meu amigo e Professor da pós graduação da Faculdade de Comunicação Casper Libero Sergio Amadeu. A blogosfera e todos que lutam por uma sociedade livre precisam assistir e divulgar o risco da liberdade de expressão que querem impor ao uso da Internet. Veja o Link e a sinopse do Programa: http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=433

TEMA: Proibição do uso da internet para campanhas
“Um parecer do Tribunal Superior Eleitoral proíbe que os candidatos às eleições municipais deste ano utilizem as ferramentas da internet durante a campanha. Eles não poderão usar blogs, spams com propostas, e mail marketing, telemarketing, mensagens por celular, veiculação de vídeos em sites como o You Tube, nem poderão participar do Second Life. A resolução para as eleições deste ano define que o candidato deve registrar no tribunal uma página na internet para sua campanha, com nome e número apenas. O parecer do TSE ainda precisa ser incluído na pauta do tribunal e aprovado pelos ministros.”

CONVIDADOS
Sérgio Amadeu sociólogo e doutor em Ciências Políticas/USP, Professor da pós graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero
Marcelo Tas apresentador, escritor e roteirista de televisão:
Manuela D´Ávila deputada federal PCdoB/RS, pré candidata à prefeitura de Porto Alegre:
Ana Flora França e Silva especialista em Direito Eleitoral, Secretária Judiciária do TRE PR
Julio Semeghin deputado PSDB,
José Américo vereador do PT/SP.

Veja mais sobre esta tentativa de proibição do uso da internet para campanhas nos blogs do Gabeira e do Sérgio Amadeu:

http://www.gabeira.com.br/blog/#

http://samadeu.blogspot.com/2008/04/regulamentar-algo-que-no-est-previsto.html